Crise na Grécia: presidentes presos, times rebaixados e êxodo de atletas

01/07/2011 13:25

 

 

Situação econômica do país afeta também clubes de futebol, que sofrem para tentar manter as receitas e segurar seus jogadores em meio à crise

Por Thiago BarrosRio de Janeiro

Marcelinho  Grécia  (Foto: Divulgação)Atacante Marcelinho Leite está sofrendo com a
crise econômica na Grécia (Foto: Divulgação)

O futebol grego está em crise. Envolvido no conturbado panorama político e econômico, o esporte na Grécia também vai mal das pernas. Os casos chamam a atenção. Presidentes de clubes presos, times rebaixados e cada vez mais jogadores estão deixando o país, que há alguns anos era uma das referências das "menores ligas" da Europa, sempre com equipes de nível competitivo, como Olympiacos, Panathinaikos e AEK.

Um dos países com torcedores mais apaixonados - e famosos também por episódios violentos - do mundo, a Grécia vê seu esporte favorito imerso em um mar de indefinições. Ainda não há datas para as competições se iniciarem oficialmente, alguns jogadores ainda não retornaram para para realizar a pré-temporada em seus clubes e muitos estão exigindo transferência por conta dacrise que abala o país. Em entrevista por telefone ao GLOBOESPORTE.COM, o atacante Marcelinho Leite, do Xanthi, contou um pouco da desconfortável situação pela qual vem passando no país.

- Está uma confusão. O clima está horrível. Eu jogo afastado de Atenas, mas tive que ficar na capital quando retornei do Brasil, para a pré-temporada, e a situação está complicada. Dormi com muito medo na cidade, porque os protestos estão sendo violentos. Estão quebrando a cidade toda. Estou passando por situações que nunca imaginei e o pior é que recebi proposta de um clube de outro país para sair e não fui liberado - lamentou o jogador.

Entenda os motivos da crise e dos protestos na Grécia

Estou passando por situações que eu nunca pensei e ainda recebi proposta para sair, e não fui liberado"
Marcelinho

Alguns casos exemplificam bem o momento pelo qual o futebol grego está passando. Os presidentes do Kavala, onde o brasileiro Denilson atuou, e do Olympiakos Volos foram presos por manipulação de resultados. Depois, o Iraklis foi rebaixado para a segunda divisão por atrasar o pagamento dos salários de seus funcionários. Além do grande êxodo de jogadores do país, como o francês Cissé, que recentemente abandonou o Panathinaikos.

- Dois presidentes de clubes foram presos por conta de manipulação de resultados, um time caiu para a segunda divisão porque não pagou os jogadores, tem muitos atletas de mais nome deixando os clubes, como os próprios brasileiros, Dudu Cearense, Gabriel, Gilberto Silva... Além da vida, em si, que está complicada. Aumentou muito o custo de vida e os clubes estão querendo reduzir os salários porque os patrocinadores estão em crise e cortando os patrocínios - explicou Marcelinho.